20 novembro 2022

Sobre os memes

Estou fazendo um curso de formação profissional. Dia desses o tema da aula foi sobre os "memes". 

Eu já tinha escutado falar sobre a abordagem deste tema em salas de aula, em questões de concurso e provas. Mas nunca tinha parado para ler e estudar sobre. 

O termo "meme" que conhecemos hoje vem de um conceito da biologia.  Viktor Chagas explica isso no artigo: "Da memética aos memes de internet: uma revisão da literatura." Esse termo foi citado pelo  biólogo Richard Dawkins, em 1976. Esse autor, em seu livro "O Gene egoísta" faz um paralelo da da transmissão biológica que um gene faz com heranças culturais que também são transmitidas em cada geração, em cada tempo. 

Dessa forma, os "memes" como conhecemos hoje, também transmitem uma ideia, uma frase, uma imagem que se espalha rapidamente. Uma das intenções do meme na internet é o riso. Mas não pode deixar de ser olhado com um olhar crítico.  

No site "Museu de Memes", encontramos várias informações e artigos sobre essa forma de se expressar. Por exemplo, o artigo: Como os memes representam a população negra. ? Vemos aí memes produzidos com intenções preconceituosas e racistas. É uma linguagem, uma representação por figuras e textos que fogem do humor. 

Podemos pensar... o que cada meme comunica. 
Esses dois memes abaixo estão na lista daqueles que olhamos, rimos, nos identificamos com eles e repassamos para uma lista de amigos, no Instagram, no Whatsapp... 



Procrastinação:




Comer salada não te deixa feliz:


Eu sei que não temos como fugir dos memes da internet. 
Sou uma pessoa que utilizo essas imagens, envio para meus amigos, dou risada sozinha e em grupo. 
Mas, quis dividir aqui com vocês um olhar crítico sobre os memes. 

E você? Também utiliza muito os memes?

Abraço. 
Ana Virgínia 

5 comentários:

  1. Não costumo usar muito, mas acho piada!
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  2. Utilizo de vez em quando, quando recebo algum engraçado e reenvio, nunca tinha pensado muito sobre eles, e vou espreitar o site
    um beijinho e uma boa semana

    ResponderExcluir
  3. Muito bem. Adorei a sua publicação. Volte sempre:))
    .
    Guardo em mim mil emoções ...
    .
    Beijo e uma excelente semana...

    ResponderExcluir
  4. Confesso que gosto de ver alguns, senão todos, memes.
    .
    Uma semana feliz … cumprimentos poéticos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  5. Eu não consigo entender meme. Sério, que dificuldade eu tenho. Vou até entrar lá no museu para tentar capturar algo!

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário.

Vou tentar responder todos os comentários aqui mesmo.

Caso queira acompanhar a resposta, escolha a caixinha para ser notificado no e-mail.