15 setembro 2020

Transplante - Uma montanha russa de emoções.

No dia que minha mãe foi oficialmente para a fila do transplante nós inserimos nossos números de telefone na ficha dela, no hospital. O número do celular de nós três: o meu, o da minha mãe e o da Tháila, minha irmã. 

O médico disse que, no dia que houvesse um doador com o órgão compatível (transplante de fígado) eles ligariam para esses números. 

Na noite do dia 14 de agosto, recebemos a ligação. 

Minha irmã, que trabalha em outra cidade e estava trabalhando lá naquele dia, recebeu a ligação do médico. O médico disse que houve uma doadora compatível com minha mãe e ele acreditava que o transplante daria certo. 

Minha irmã tinha o dever de nos comunicar. Ela estava chorando quando ligou... e foi uma loucura receber essa notícia. Uma mistura de emoções: alegria, medo, ansiedade, gratidão... uma mistura desses sentimentos juntos. 

Estávamos em casa, eu, minha mãe e o Luís, meu noivo. Tínhamos acabado de jantar. Estávamos sentados à mesa ainda. 

Eu liguei para o médico para que ele repetisse as informações que já tinha passado para a minha irmã. Ele deu as orientações para internação e disse mais uma coisa: "Pode acontecer que, quando a equipe médica for fazer a captação do órgão, percebam que o órgão não está 100%. E nós só fazemos transplante se o órgão estiver 100%." 

Guardamos essa informação. Mas vivemos intensamente todos os momentos, acreditando que o fígado da doadora estaria 100%. 

Minha mãe internou, fez os exames pré-cirúrgicos e recebemos a notícia que o órgão não estava 100%. 

Voltamos pra casa.

-----

Daquele dia até hoje, conversamos com transplantados de fígado. Pessoas que são fonte de inspiração e esperança pra nós. E eles disseram que isso também aconteceu com eles. É comum isso acontecer: que o órgão do doador não esteja 100%. Então, o transplante não é realizado.

-----

Somos gratas por esta mulher que viveu, morreu e teve o desejo de ser doadora de órgãos e, desta forma, prolongar a vida de outras pessoas. O órgão que minha mãe precisa não estava bom para o transplante, mas acreditamos que ela prolongou a vida de outras pessoas, pois um doador pode ajudar muitas pessoas que estão nas filas de transplante aguardando fígado, coração, rim, córneas, pulmão, ossos... 

----- 

Estamos no mês da conscientização sobre a doação de órgãos. 
Você já conversou sobre este assunto com alguém? 






6 comentários:

  1. Um tema que mexe comigo. Porém espero que a sua Mãe esteja a recuperar.
    .
    A Minha Mãe Morreu há 26 anos e já nessa altura ela doou um rins ao irmão mais nove que estava na lista de espera e que, pela lógica passou à frente, pela compatibilidade. Uma senhora ficou com o pâncreas, entre outras coisas. Ou seja, ela foi-nos entregue limpinha e até sem as corneas, isso foi duro, mas duro demais. Já não nos bastava a sua morte repentina aos 53 anos.

    Deu vida a "outros" que alguns também já faleceram incluindo o Irmão. É a lei da vida

    Gostei de ler. Saúde para a sua Mãe.
    *
    Sinto, que meu corpo se perde do teu laço
    *
    Beijos, e um excelente dia :)

    ResponderExcluir
  2. Que sufoco,imagino! Angustiante espera essa. Pena não era o certo, mas logo há de chegar! Importantíssima a doação! beijos, boa sorte! chica

    ResponderExcluir
  3. Pela lei cá somos todos doadores a não ser que nos registemos como não doadores - não conheço ninguém que se tenha registado como não doador


    ResponderExcluir
  4. Que bom esse relato, serve de muito exemplo pra gente. Confesso que nunca falei disso com alguém, mas doação é muito importante.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelas suas palavras lá no meu blogue
    um abraço
    Gábi

    ResponderExcluir
  6. amiga te desejo tudo de bom para ti e taua familia que deus esta sempre a vosso lado bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário.

Vou tentar responder todos os comentários aqui mesmo.

Caso queira acompanhar a resposta, escolha a caixinha para ser notificado no e-mail.