Achei interessante a postagem do
Cristiano e quis falar sobre o assunto.
Cristiano fala um pouquinho sobre um os costumes de oração em sua família.
Fiquei pensando... Esse povo brasileiro que é tão conhecido por causa de sua religiosidade... Que horas esse povo reza? Quando fazem suas orações?
A igreja, templo, é o local onde se reúnem para orarem juntos.
Mas também oram sozinhos, em pequenos grupos ou em família.
Rezam o terço, meditam sobre a Palavra de Deus, fazem orações breves.
Quando?
Percebo que essas orações acontecem, na maioria das vezes, quando estão passando por alguma dificuldade. Infelizmente é assim.
Problemas de saúde na família, desemprego, final de campeonato de futebol... essas situações levam as pessoas a rezarem mais.
A diversidade de igrejas que encontramos hoje talvez seja reflexo da busca que o ser humano tem de querer rezar. Pensar no motivo que os motiva a buscar a oração já é um assunto mais complexo. Como eu disse anteriormente, eu observo que a falta das coisas leva mais o povo às igrejas do que a gratidão ou o prazer de estar na presença de Deus.
------------
Na minha família tenho tios, avós, primos, que são de várias religiões. Católicos, Protestantes, Espíritas...
A religião não é obstáculo para a construção do amor e também para rezar/orar pelo outro, querer o bem do outro.
Eu tento estabelecer um "diálogo com Deus" cotidianamente. Deus é uma pessoa. Um amigo que me escuta. E encontro na sua Palavra a orientação para minha vida.
Dentro da minha casa fomos acostumadas assim. Falar com Deus. Pedir o que precisamos e agradecer, sempre agradecer o que temos.
Meu pai foi um homem de oração. Lembro da imagem daquele homem que agradecia a Deus ao levantar, antes de cada refeição, antes de deitar...
Hoje o imitamos. De vez em quando vejo minha irmã com a mesma postura dele. Ou me pego fazendo a mesma coisa. Fica uma mistura de saudade e gratidão.
Aprendemos coisas preciosas com José.
A mãe também é mulher de oração. Daquelas que acredita que a oração é capaz de nos manter de pé diante de qualquer problema.
------------
Domingo passado fui em uma igreja longe da minha casa, com uns amigos.
Boa celebração, participativa.
No final da celebração todos foram embora, exceto uma família
(e eu né, que fiquei ali observando. Esperava o amigo que cantou na celebração). Uma família como a minha: pai, mãe e duas filhas.
A família continuou ali na igreja. De joelhos no genuflexório do banco, cabeças inclinadas, atitudes de oração.
Linda atitude de oração em família. Poderiam inspirar muitas outras famílias.
Acredito que muitos problemas inexistiriam se praticássemos mais a oração. Ah, isso se for a oração que converte nossas palavras em ações. orAÇÃO.
Que horas você reza?
{AnaVi}