A fotografia abaixo foi realizada em 2015, durante a divulgação do filme Black Mass.
Tive acesso a essa imagem, e à crítica que ela representa em um curso de especialização que estou estudando.
Antes de ler e ouvir a opinião dos colegas e dos professores, olhei para a imagem e pensei na diferença das culturas, gestos, pensamentos, comportamentos.. entre as gerações.
Antes de continuar a leitura, veja a imagem e me diga nos comentários o que essa imagem transmite pra você.
Amei essa representação da imagem.
Não encontrei a fonte dessa imagem
Pessoas da minha idade, com um pouco mais de idade que eu ou com menos da minha idade exploram muito os equipamentos fotográficos.
Eu sou uma pessoa que ama fotos. Já trabalhei como fotógrafa profissional, inclusive. Já organizei aqui pelo blog uns desafios chamado "fotos de quinta".
Então, quando leio textos ou participo de aulas que falam sobre aquilo que eu faço, acontece uma auto-análise por aqui... rs.
Nas críticas que li, vi posicionamentos de que estamos deixando de aproveitar o momento para fotografá-lo e, com isso não vivenciamos intensamente aquele momento.
Outros posicionamentos dizem que registrar um momento faz com que ele fique eterno em nossa mente e também na fotografia.
Deixo aqui links sobre as várias opiniões sobre esse tema.
Eu penso que a fotografia eterniza momentos, pessoas, lugares.
Mas confesso que percebo um "vício" quando deixamos de interagir, de conversar, de dialogar para ficar com um equipamento eletrônico em mãos, mesmo que seja para fotografar.
Cabe a nós a criticidade e também educar as gerações mais novas para também vivenciar os momentos além de só desejar fotografá-los.
Até mais.