Segunda participação no Desafio Literário 2012.
O livro do mês de fevereiro deve ter como título um nome Próprio.
Nome Próprio (de pessoas) – existem personagens cujo imenso carisma ganha logo destaque na capa de um livro. E a regra do mês é essa: só vale livros cujo título seja um nome próprio - e apenas ele -, exemplo: Quincas Borba, Benjamin, Emma. Vai ser divertido e muito fácil caçar títulos do tipo; seja na estante de casa, de uma livraria ou de uma biblioteca.
Escolhi Quincas Borba. Já tinha lido quando me preparava para o vestibular.
Foi uma releitura gostosa.
Vamos ao resumo / resenha...
Apesar de o título ter o nome de Quincas Borba, o personagem central do livro é Rubião.
Rubião é a pessoa mais próxima do filósofo Quincas Borba. O narrador nos lembra que esse personagem já aparecera em Memórias póstumas de Brás Cubas. Após a morte do filósofo, Rubião herda-lhe grande fortuna e um cachorro, também chamado Quincas Borba.
Sintetizo essa obra como uma narração da transformação pessoal e social de Rubião, deixando para traz uma vida simples e interiorana para viver no capitalismo do Império... observa-se as amizades compradas e aventuras amorosas.
Na viagem para o Rio de Janeiro Rubião conhece o casal Cristiano e a belíssima Sofia. Logo se tornaram grandes amigos. Rubião se encantou com Sofia e esse encantamento só ia aumentando ao longo dos dias, até se tornar uma grande paixão.
No desenrolar do enredo Rubião se vê fracassado e é internado em uma clínica. Cristiano e Sofia contribuíram para isso pois Rubião havia perdido muito financeiramente.
Rubião desapareceu da clínica, voltando para Barbacena com o cachorro Quincas Borba. Lá reconheceu toda sua vida antiga, mas sem ter onde ficar dormiu na porta da igreja debaixo de muita chuva.
Ao amanhecer uma comadre o reconheceu e o acolheu. No entanto ele teve nova crise e toda a cidade veio testemunhar a loucura do homem. Louco e vítima de uma febre, faleceu. Quincas Borba morreu três dias depois.
Encontrei na internet uma imagem de Quincas Borba e seu cachorro.
Apreciem: