24 outubro 2023

Vivência Ecológica.

Nos meses de setembro e outubro, eu e a equipe que trabalho, organizamos e realizamos uma "Vivência Ecológica", em ocasião do Tempo da Criação. 

O Tempo da Criação é um evento ecumênico que acontece anualmente. Nessa no de 2023 aconteceu do dia 01 de setembro (Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação) ao dia 04 de outubro (dia de São Francisco de Assis). 

Essa Vivência Ecológica foi destinada a estudantes dos 7º e 8º anos e contou com, aproximadamente 40 estudantes. 

Organizamos 3 encontros, às quartas-feiras. 

Quero dividir com vocês os conteúdos e experiências desses encontros. 

Primeiro encontro: Cinema, Pipoca e Diálogo 
Assistimos juntos o documentário "A Carta".


Você já assistiu esse documentário? 


Segundo encontro: Vivência Ecológica no Morro do Cristo
Fizemos uma caminhada subindo o Morro do Cristo aqui da minha cidade. Uma caminhada de, mais ou menos 30 minutos. Durante a subida pudemos refletir sobre alguns parágrafos da Carta Laudato'Si e relacionar com notícias relacionadas ao lixo, consumismo exagerado, descartes... 









Terceiro encontro: Bate papo e Café com um grupo de catadores de papéis
Foi um momento maravilhoso. 
Tivemos a presença de mãe e filho. Essa família, juntamente com as outras pessoas que a compõe, se sustentam catando materiais recicláveis do lixo.  
A mãe, uma senhora com idade para ser a minha mãe. Uma mulher forte, autêntica. 
Ao se apresentar, disse que era analfabeta. Não aprendeu a ler. Mas, aprendeu muito com a vida.
Eu... que sou apaixonada pelo saber do povo, fiquei contemplando a sabedoria. 

Ela estava diante de uma turma de adolescentes. Adolescentes que têm conforto, casa, uma boa escola, comida de qualidade... E a fala dela foi direcionada a eles. 
Diante de uma sociedade consumista e ambiciosa, muitas pessoas passam fome. Muitas pessoas catam comida no lixo... 

Além das reflexões sobre o lixo e sobre sustentabilidade, essa senhora trouxe para nosso bate papo a reflexão sobre os valores... valores humanos... o respeito que temos que ter por pai e mãe... 

Seu filho, um rapaz com mais de 20 anos, também não frequentou a escola. 
Um rapaz lindo, educado e tímido. A mãe que falou sobre ele, várias vezes.
E, na fala dessa senhora, estava presente o respeito e a boa convivência daquela família. 


Assim foi a nossa Vivência Ecológica de 2023. 

Os estudantes receberam um caderninho para suas anotações e impressões sobre cada dia. 
Registrei o que um dos estudantes escreveu: 






O meu trabalho me permite dialogar com os estudantes sobre as questões ambientais e, por conta disso, estou em sintonia com assuntos relacionados ao consumo, sustentabilidade, cuidado com o planeta. 

E você? Como conduz essas reflexões e práticas? 


Abraço. 
Ana Virgínia 




5 comentários:

  1. Boia tardinha de paz, querida amiga AnaVi!
    Já fiz muitas missões pelo Brasil afora, exatamente com população assim. Foi um período prazeroso de muita experiência.
    Aprendi muito, os menos favorecidos nos ensinam mais do que os letrados.
    Causas como as que abordou em seu post são as relevantes no mundo atual. Embora o mundo não dê o real valor ainda.
    É guerra sobre guerra e por aí vamos...
    Excelente post e iniciativas!
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderExcluir
  2. Achei muito bonita e especial essa reflexão. Eu tenho de reflectir mais no que posso fazer. um beijinho e o resto de uma boa semana

    ResponderExcluir
  3. AnaVi, estou encantada com a construção desse projeto e maneira como você o costurou: com fios de poesia.
    Tenho acompanhado a plataforma Laudato Si e fico tão feliz em ver a concretização de tantas ideias e tanto amor pela Criação.
    O documentário A Carta é mesmo impactante.
    Que as sementes plantadas com essa turminha se multiplique mundo afora. Precisamos desse olhar carregado de amor. Eu ainda acredito que é possível.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Querida Ana,
    Achei sensacional a ideia da "Vivência Ecológica", conscientizar os jovens da importância da natureza e de vivermos de forma sustentável são temas atuais que precisam ser discutidos de forma que no futuro tenhamos mais cuidado com os nossos recursos naturais. Eu imagino o quanto deve ter sido enriquecedora a conversa com os catadores de material reciclável e como aprendemos com os relatos de pessoas tão humildes que trilham o seu caminho honestamente. Meus parabéns por esse trabalho tão bonito.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Que trabalho magnífico 🤩
    Lembrei-me de uma experiência que tive na época da escola mas que é impossível esquecer: "O dia em que fomos conhecer o lixão da cidade", muito aprendizado vem daqueles menos favorecidos, que muitas vezes não sabem ler e escrever o próprio nome, mas que ensinam de uma forma que somente a vida pode os ensinar!
    Fiquei com tanta vontade de conhecer você e esse grupinho de jovens que parecem muito legal e produtivo, com uma prossa sem igual... Parabéns novamente, e desejo que você possa trazer cada vez mais esse tema tão importante e pouco abordado na internet ainda....
    Ah, já ia me esquecendo, não conheço o documentário, e agradeço por tê-lo indicado 😊
    Grande beijo

    Http://BlogSemDrama.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário.

Vou tentar responder todos os comentários aqui mesmo.

Caso queira acompanhar a resposta, escolha a caixinha para ser notificado no e-mail.