20 fevereiro 2023

Banda Daki

A "Banda Daki" é um dos blocos de carnaval mais antigos de Juiz de Fora. 
Esse bloco era incentivado pelo "Zé Kodak", um empresário, dono de uma loja de revelação de fotos aqui de JF. 
Ao longo dos anos que tenho, lembro de ter ido nesse bloco umas duas vezes.
Uma vez quando criança e uma vez quando adolescente.

Do Carnaval eu gosto da alegria, das fantasias, da irreverência, das surpresas. 
Mas também gosto do descanso e do feriado emendado. 

Nesse ano combinamos de participar do carnaval da banda Daki em família.
Fomos eu, o esposo, minha irmã, o cunhado, minha sogra, minha tia... E sempre encontramos conhecidos na banda.

Mas, após 2 anos sem festa de carnaval, nesse ano a Banda Daki também estava diferente. 
Zé Kodak faleceu vítima do Covid 19 em fevereiro de 2021. 
O General da Banda não estava presente.

No local de onde a Banda sempre sai fizeram um monumento para homenageá-lo. 
Em vários momentos, durante as músicas, os shows, o animador convidava o público a aplaudir com as mãos para o céu, também em homenagem ao Zé Kodak. 




Lembro das angústias que eu vivia em meio à pandemia do Covid 19. 
Cada pessoa conhecida que morria era um aperto no coração. Um não entender nada do que estava acontecendo. Um desejo que fosse somente pesadelo. A morte do Zé Kodak foi um dia assim. 

Eu trabalhei durante muito tempo em uma secretaria que, dentre tantas demandas, recebia doações e encaminhava aos movimentos ou organizações responsáveis. 

Todo mês eu assinava um recibo de 30 cestas básicas doadas pelo Zé Kodak. Essas cestas eram encaminhadas aos Vicentinos (SSVP) e também encaminhadas para famílias específicas que o Mons. Falabella (padre responsável) indicava. 

Na sua loja, no centro da cidade, Zé Kodak atendia com sorriso e simpatia os clientes que iam revelar suas fotos ou adquirir algum produto de sua loja. E eu, várias vezes, encontrei o sorriso dele no balcão de sua loja. 

Nesse carnaval eu aplaudi muitas vezes o "General da Banda". Homem de coração fraterno e espírito solidário. Que movimentou o carnaval de Juiz de Fora por quase 50 anos. 


Até mais. 

6 comentários:

  1. Que lindo te ler e na cera, bem merecida homenagem ao Zé Kodak que de onde está deve ficar feliz... Tantas perdas, tantas vidas nos tempos de Covid...Triste! beijos, lindo dia! chica

    ResponderExcluir
  2. Imagino que valeu pelo convívio.
    .
    Feliz terça-feira de Carnaval. Saudações cordiais.
    .
    Poema: “” É Carnaval: Brinque-se … ””…
    .

    ResponderExcluir
  3. AnaVi, comecei lendo achando ser um post sobre o seu carnaval.
    Mas no decorrer da leitura, os olhos começaram a marejar...
    Que história linda! Emocionante!
    Homenagear o Zé Kodak com a alegria do carnaval, com um monumento, realmente muito bonito. Assim como o coração generosos dele.
    E que legal você brincarem o carnaval em família.
    A plaquinha do Luís, adorei! E você, estava radiante!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Querida Ana,
    Acredito que todos nós brasileiros temos alguma história sobre o carnaval, é um período que marca as nossas vidas pra sempre seja num baile ou bloco de carnaval, seja numa viagem inesquecível e até mesmo algo triste como representantes do carnaval que infelizmente nos deixam ao longo dos anos. Pelas fotos você se divertiu bastante e acho que carnaval é isso mesmo, se divertir, dançar e aproveitar o feriado prolongado.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Nice post thank you Adriana

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário.

Vou tentar responder todos os comentários aqui mesmo.

Caso queira acompanhar a resposta, escolha a caixinha para ser notificado no e-mail.