15 janeiro 2023

Vivenciar ou fotografar?

 A fotografia abaixo foi realizada em 2015, durante a divulgação do filme Black Mass. 

Tive acesso a essa imagem, e à crítica que ela representa em um curso de especialização que estou estudando. 

Antes de ler e ouvir a opinião dos colegas e dos professores, olhei para a imagem e pensei na diferença das culturas, gestos, pensamentos, comportamentos.. entre as gerações. 

Antes de continuar a leitura, veja a imagem e me diga nos comentários o que essa imagem transmite pra você. 



Amei essa representação da imagem. 

Não encontrei a fonte dessa imagem 



Pessoas da minha idade, com um pouco mais de idade que eu ou com menos da minha idade exploram muito os equipamentos fotográficos. 
Eu sou uma pessoa que ama fotos. Já trabalhei como fotógrafa profissional, inclusive. Já organizei aqui pelo blog uns desafios chamado "fotos de quinta". 
Então, quando leio textos ou participo de aulas que falam sobre aquilo que eu faço, acontece uma auto-análise por aqui... rs. 

Nas críticas que li, vi posicionamentos de que estamos deixando de aproveitar o momento para fotografá-lo e, com isso não vivenciamos intensamente aquele momento. 

Outros posicionamentos dizem que registrar um momento faz com que ele fique eterno em nossa mente e também na fotografia. 

Deixo aqui links sobre as várias opiniões sobre esse tema. 




Eu penso que a fotografia eterniza momentos, pessoas, lugares. 
Mas confesso que percebo um "vício" quando deixamos de interagir, de conversar, de dialogar para ficar com um equipamento eletrônico em mãos, mesmo que seja para fotografar. 

Cabe a nós a criticidade e também educar as gerações mais novas para também vivenciar os momentos além de só desejar fotografá-los. 

Até mais.  





4 comentários:

  1. Boa tarde de domingo nova amiga Ana!
    Pois é, muito bom fotografar para poder rever em fotos os bons momentos, mas ainda acho melhor curtir o momento, ver, sentir, algumas fotos somente, enfim...
    Amei ler aqui
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
  2. Eu também, apaixonada que sou pela fotografia, me sinto magnetizada por essa abordagem reflexiva. Meu marido não tem nenhuma fotografia da infância dele; e uma fotografia eterniza mesmo um momento. Penso que da dificuldade que já foi o fotografar, já há algum tempo extrapolamos os limites.

    Quando olhei para a fotografia que você nos sugeriu, imediatamente me veio outro cenário semelhante e vivido recentemente - o velório de Pelé. Pela tv a gente via as pessoas passando em fila em frente ao caixão e praticamente todas com os celulares nas mãos. Acho que vale mesmo essa reflexão entre como eternizar um momento, a fotografia seria a única maneira?
    Vou ler com calma os artigos que você nos indica. Boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Fotografar é fácil. Ter ARTE fotográfica é bem mais difícil. Aqui mostra-se essa ARTE fotográfica. O meu elogio
    .
    Saudações poéticas.
    .
    Poema: “”Pedaços que dividem o coração ””…
    .

    ResponderExcluir
  4. Querida Ana,
    Eu já percebi esse vício das pessoas principalmente em shows de música, a impressão que tenho é que as pessoas preferem ver o show pela tela do celular do que curtir o show normalmente. Tudo precisa ser gravado ou fotografado para postar nas redes sociais, é uma tendência das novas gerações que considero ser extremamente exagerado.
    Acho que tudo tem a sua hora, não podemos nos viciar em hábitos que nos impeçam de curtir e se divertir normalmente.
    Um abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário.

Vou tentar responder todos os comentários aqui mesmo.

Caso queira acompanhar a resposta, escolha a caixinha para ser notificado no e-mail.