02 maio 2021

Clube do livro


O clube do livro que proponho nasceu da vontade (e da saudade) de compartilhar histórias com as crianças, adolescentes e adultos. Ainda estamos vivendo a pandemia. Ainda estamos em isolamento social. Muitos alunos sofrem seja com a ausência de aulas on-line, seja com as intermináveis aulas on-line. Os professores também se encontram esgotados. Em meio a isso tudo, pensei numa forma leve e gostosa de aproximar crianças e adolescentes que gostam de ler e conversar sobre as histórias. Temos um grupo de crianças e adolescentes do Ensino Fundamental 1 e Ensino Fundamental 2, que fazem leitura de textos e livros de acordo com a sua faixa etária.


O primeiro livro que lemos foi esse: 

“Catarina e o Lagarto” é um livro instigante.

É aquele tipo de “histórias para crianças” que mexe com os adultos.

A menina estabelece vários diálogos com seu amigo Aniceto, o Lagarto. Essas conversas instigam Catarina a buscar mais informações sobre o que Aniceto falava. Sua Vó Bela ajuda a buscar novos conhecimentos sobre o mundo e sobre sua própria história.

Que riqueza!

Aniceto veio do continente africano numa caixa de papelão. Mas o livro não nos deixa esquecer de tantos homens e mulheres africanos que foram escravizados e vieram para o Brasil em navios nada confortáveis. Atualmente, muitas famílias vão e vem neste caminho Brasil x África, de avião.

O livro nos leva à descoberta ou à lembrança de nossa ancestralidade.

É necessário conhecer a nossa história. As nossas raízes.

Este livro está disponível em um site com domínio público. 

Clique aqui para acessá-lo.


 Eu selecionei algumas frases desse livro. Frases que chamaram minha atenção e também dos alunos que partilharam suas impressões sobre o livro comigo. 






Se você já leu ou ainda vai ler o livro, me conte suas impressões sobre ele. 

Grande abraço. 

Ana Virgínia. 

 

3 comentários:

  1. me parece ser muito bonito eu tenho um programa para crianças na minha Radio as quartas feiras onde leio uma historia e tambem passo musica para crianças ia adoar ler este bjs tudo de bom muita saude

    ResponderExcluir
  2. Acredito que sejam livros divertidos de ler pelas crianças, e pelos adultos para as crianças.
    .
    Votos de um dia da mãe muito feliz
    ( Poema sobre a mãe)
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  3. Oi, AnaVi!
    Que legal essa ideia!
    Sou uma leitora e clubes de leitura despertam a minha atenção. Gostaria de participar de um algum dia.
    Adorei a dica de leitura compartilhada. Não podemos mesmo esquecer nossas raízes!
    Um abraço e boas leituras! Para você e sua turma!
    ~Cartas da Gleize. 💌💕

    cartasdagleize.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário.

Vou tentar responder todos os comentários aqui mesmo.

Caso queira acompanhar a resposta, escolha a caixinha para ser notificado no e-mail.