04 setembro 2019

Cotidiano

Eu trabalho desde os meus 18 anos.
Meu primeiro emprego foi no mesmo bairro em que eu morava e ainda moro.
Raramente precisava de transporte público para ir trabalhar. Só quando chovia.


Depois fui trabalhar num bairro vizinho. Não era tão longe.
Um ônibus para ir e um ônibus para voltar.
Uns 10 minutos dentro do ônibus que estava sempre cheio. Na maioria das vezes não dava nem pra sentar.


Há um ano vivo uma outra experiência nos transportes públicos.


Minha casa fica bem mais distante do meu trabalho.
Dois ônibus para ir, dois ônibus para voltar.
Um trajeto que dura uma hora, aproximadamente.


Quando percebi o enorme tempo que levo para ir e voltar para casa, eu tive várias iniciativas para fazer com que esse tempo fosse produtivo: ler um livro, estudar, ouvir um pod cast, fazer as postagens nos instagrans que eu gerencio, responder as conversas de whatsapp...


Tento aproveitar o tempo com alguma dessas atividades, mas, na maioria das vezes, eu estou cansada. E cochilo. O ônibus sacode muito, as ruas são totalmente irregulares. Quando volto para a casa cochilando, abro os olhos de vez em quando, para saber onde estou, se o meu ponto está chegando.


Sobre querer que todo o tempo seja produtivo, estou desistindo dessa ideia. Nem sempre faz bem pra gente. E, talvez o tempo dentro do ônibus ou no ponto enquanto o espero, seja mesmo para observar as pessoas, as situações; sorrir para uma criança; entrar naquela conversa com alguém desconhecido sobre o sol, a chuva, o acidente de ontem, sobre a vida.


Um dia eu até achei que era exclusividade de quem anda de ônibus cochilar em algum momento. Aí partilhando experiências com as colegas de trabalho, uma delas confidenciou que dia desses, ela voltava de carro para a casa, parou no sinal e cochilou. Acordou com os carros atrás buzinando. Perigoso isso.


Estamos cansados gente.




Vocês também cochilam no ônibus?

4 comentários:

  1. Legal o texto. Gosto de visitar o seu blog. Inspirador! :)
    Por mais que eu esteja morrendo de sono, tento me manter acordada sempre dentro dos ônibus porque nunca sabemos quem são os nossos acompanhantes dentro dos ônibus, quem são as pessoas que se sentam ao nosso lado, mas também por medo de passar do lugar onde eu tenho que descer. Num dia de chuva alguns anos atrás, com os vidros todos embaçados por dentro, eu passei da minha parada quando eu estava voltando para casa depois de um dia de aula, foi terrível e olha que eu nem havia cochilado, só me distraí mesmo por causa dos vidros que estavam, além de fechados, embaçados. Tive que ir até o terminal e lá pegar outro ônibus para voltar para casa. :)
    ~Rose Gleize.

    ResponderExcluir
  2. Acho até perigoso cochilar nos ônibus.Aqui na minha cidade nem pensar. Acordarias sem bolsa, sem celular, sem nada,es bjs, chica

    ResponderExcluir
  3. Em Macau fica tudo muito perto, não perdemos tempo nos transportes.
    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário.

Vou tentar responder todos os comentários aqui mesmo.

Caso queira acompanhar a resposta, escolha a caixinha para ser notificado no e-mail.