16 julho 2018

Slow Internet

Uma inspiração minimalista que faz bem pra vida da gente...





Eu acompanho o blog da Camile Carvalho: Vida Minimalista.

Suas últimas postagens nos trazem reflexões sobre nossa postura nas redes sociais. Nossa busca por seguidores e curtidas, nosso vício por visualizar os stories de perfis que não nos trazem alegria, pelo contrário, nos trazem angústia.


Lembro do início deste blog, das pessoas que por aqui passavam (e ainda passam) sem pressa, querendo uma interação verdadeira. Essas interações por aqui tornaram-se encontros reais com sorrisos, abraços, partilha de experiências de vida.


As postagens da Camile fizeram bem pra mim, por isso trouxe ela aqui para o meu blog. Pode fazer bem pra você também.

A Slow Internet ... '' É um movimento que rema contra a maré da superexposição, do consumismo digital (não apenas relacionado a compras, mas a consumo de informação) e que nos mostra que podemos pisar no freio e desacelerar um pouco esta ansiedade de estar sempre conectado, sempre disponível e sempre consumindo tudo o que encontramos pela web. Se antes, na época das coleções de enciclopédias, já era difícil absorvermos tudo o que aquelas páginas guardavam, imaginem agora que temos estímulos constantes pulsando em nossas mentes disputando nossa atenção pela internet? Clique aqui, leia, compre, assista o vídeo e etc.


A boa notícia é que podemos ter o controle. Por mais que as redes sociais tenham se transformado em grandes simulações de praças de guerra – vide época das eleições e outros debates – podemos ser mais seletivos quanto ao conteúdo que queremos receber. 

Quais páginas curtimos no Facebook? 

Quantos perfis seguimos no Twitter ou Instagram

São pessoas que nos causam alegria, que nos colocam pra cima e dão dicas legais que podemos pôr em prática ou personalidades da web que apenas esbanjam um estilo de vida que nunca teremos e que nos causam um sentimento de não-pertencimento? 

O que queremos encontrar nas redes sociais? 

O que esperamos ao entrar de 10 em 10 minutos no nosso Facebook? 

O que nos causa ansiedade?

Podemos ter o controle. Basta selecionarmos melhor quais conteúdos queremos receber. 

Desapegue, faça um declutter digital. 

Desconecte-se um pouco. 

Eu mesma tentarei respirar um pouco de ar puro e repensar sobre o que ando escrevendo, compartilhando e produzindo em minhas redes sociais e blog. Talvez eu tire do ar alguns posts mais pessoais que acho irrelevantes e talvez faça uma revisão em outros que acho interessantes, complementando informações e corrigindo possíveis erros para melhorar a qualidade das informações do blog."


Um comentário:

  1. Oi AnaVi!
    Estou vivenciando tudo que você nos traz aqui neste post. Uma parte foi decidida conscientemente, outra foi por conta das circunstâncias e resultou também nesse processo.
    Usar com sabedoria, sem as angústias, as armadilhas produzidas a todo instante.
    Quero retornar ao blog, ainda não o fiz. Esse período de reflexão me fez ver o quanto eu aprecio esse cantinho dos blogs. O tempo aqui corre diferente, as interações também.

    Aproveito para dizer que me surpreendeu a nova carinha do blog!
    Um beijo com saudade daquele abraço apertado que nossos blogs proporcionaram!

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário.

Vou tentar responder todos os comentários aqui mesmo.

Caso queira acompanhar a resposta, escolha a caixinha para ser notificado no e-mail.