04 outubro 2013

Que horas você reza?

Achei interessante a postagem do Cristiano e quis falar sobre o assunto.
Cristiano fala um pouquinho sobre um os costumes de oração em sua família.

Fiquei pensando... Esse povo brasileiro que é tão conhecido por causa de sua religiosidade... Que horas esse povo reza? Quando fazem suas orações?

A igreja, templo, é o local onde se reúnem para orarem juntos.
Mas também oram sozinhos, em pequenos grupos ou em família.

Rezam o terço, meditam sobre a Palavra de Deus, fazem orações breves.

Quando?

Percebo que essas orações acontecem, na maioria das vezes, quando estão passando por alguma dificuldade. Infelizmente é assim.

Problemas de saúde na família, desemprego, final de campeonato de futebol... essas situações levam as pessoas a rezarem mais.

A diversidade de igrejas que encontramos hoje talvez seja reflexo da busca que o ser humano tem de querer rezar. Pensar no motivo que os motiva a buscar a oração já é um assunto mais complexo. Como eu disse anteriormente, eu observo que a falta das coisas leva mais o povo às igrejas do que a gratidão ou o prazer de estar na presença de Deus.

------------


Na minha família tenho tios, avós, primos, que são de várias religiões. Católicos, Protestantes, Espíritas...
A religião não é obstáculo para a construção do amor e também para rezar/orar pelo outro, querer o bem do outro.

Eu tento estabelecer um "diálogo com Deus" cotidianamente. Deus é uma pessoa. Um amigo que me escuta. E encontro na sua Palavra a orientação para minha vida.

Dentro da minha casa fomos acostumadas assim. Falar com Deus. Pedir o que precisamos e agradecer, sempre agradecer o que temos.

Meu pai foi um homem de oração. Lembro da imagem daquele homem que agradecia a Deus ao levantar, antes de cada refeição, antes de deitar...

Hoje o imitamos. De vez em quando vejo minha irmã com a mesma postura dele. Ou me pego fazendo a mesma coisa. Fica uma mistura de saudade e gratidão. Aprendemos coisas preciosas com José.

A mãe também é mulher de oração. Daquelas que acredita que a oração é capaz de nos manter de pé diante de qualquer problema.

------------

Domingo passado fui em uma igreja longe da minha casa, com uns amigos.
Boa celebração, participativa.
No final da celebração todos foram embora, exceto uma família (e eu né, que fiquei ali observando. Esperava o amigo que cantou na celebração). Uma família como a minha: pai, mãe e duas filhas.
A família continuou ali na igreja. De joelhos no genuflexório do banco, cabeças inclinadas, atitudes de oração.
Linda atitude de oração em família. Poderiam inspirar muitas outras famílias.
Acredito que muitos problemas inexistiriam se praticássemos mais a oração. Ah, isso se for a oração que converte nossas palavras em ações. orAÇÃO.

Que horas você reza?

{AnaVi}


10 comentários:

  1. Eu tenho uma maneira muito particular de rezar. Eu rezo a todo o instante. Criei o hábito de agradecer mais do que pedir. Não gosto de rezas prontas sabe... eu gosto mesmo é de falar com Deus. Talvez você entenda um pouco disso no meu último post.

    Bêjo...

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana Vi,
    sei que não é o mais comum, mas normalmente tenho mais facilidade para orar quando estou feliz e tudo está bem. Oro diariamente ao acordar e antes de dormir e ao longo do dia dirijo breves pensamentos a Deus, que considero pequeninas orações.
    Abraço, lindo fds pra vc!

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Apesar de não rezar gostei da sua postagem, não rezo porque nunca fui educado para o fazer, nada tenho contra quem o faz.
    Na minha região pouco católicos existem significa que são poucos a festejar as datas católicas incluindo a natalícia.

    ag

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana, rezo 'com força' todas as noites quando já estou deitada na cama. Mas assim como a amiga de cima, no decorrer do dia sempre estou agradecendo os momentos que Ele me proporciona alegrias.
    Lindo seu post, me fez repensar em estar mais presente na igreja.
    Beijos, bom final de semana.

    ResponderExcluir
  5. Boa pergunta amiga....Sempre fui ligadissima a Deus,em sonhos,quando sonhava com Leões vindo em filas de Três,enormes as filas...Infinitas,paravam perto de mim e meus irmãos e eu olhava horrorizada com aquela visão.Mas eles esperavam até que alguém nos buscassem do meio do caminho,e só ai continuavam....Quantas vezes sonhei com o Salmo 91.
    Sempre tive uma ligação muito forte com Jesus,Maria Santissima e depois também Santa Terezinha que conheci em um sonho....Se te contasse....
    Minha famiia e muito religiosa e unida,minha avó teve 11 filhos e todos se amam e vivem um pelo outro....Em minha casa meu pai sempre se sentava na cama e lia a Biblia a noite,minha mãe reza todos os dias,muitas vezes o terço.~Meus irmãos também.
    Ultimamente eu ando rezando o tempo todo...Meu coração fica apavorado com as coisas do mundo,a violênciaa falta de Deus nos corações,a adoração ao corpo,a traição....Passo 100% do meu tempo com o coração chamando por Deus nesta terra.
    Beijinhos
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderExcluir
  6. Também penso que a oração só vale ( talvez valha sempre) quando a transformamos em ação.Eu rezo todas as noites antes de dormir e muitas vezes durmo antes de completar minhas orações.Agradeço pelo dia, peço bênçãos para o próximo e saúde para todos os meus.
    É muito bom, faz - me sentir muito mais próxima de Deus.
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
  7. Eu? Em qualquer hora, a cada momento que for necessário. Não há momento específico. pode ser até nos horários menos comuns, nos mais peculiares. ;)

    ResponderExcluir
  8. Olá Ana! fiquei muito feliz de saber que minha "homenagem ao Zé" tem um estreita ligação com sua história! a ideia é essa mesma, de despertar poesia na minha vida, na sua e do vizinho! fico mais feliz ainda de vir aqui e encontrar um espaço de tanta liberdade escrita, fiquei encantada com os posts e a forma aberta e sincera que você escreve, fique a vontade pra voltar no meu canto, pois sempre estarei aqui pra ti ler! grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Depois daquele post passei a rezar ao sair de casa... pedindo e rezar ao chegar em casa agradecendo... :)

    ResponderExcluir
  10. Ultimamente, eu tenho meio distante da igreja ou qualquer outra religião. Mas, eu acredito no poder da oração. Uma vez, eu vi uma frase que dizia: se todos soubessem o poder que tem uma oração, passariam a vida de joelhos. É bem assim. Estou precisando muito começar a orar, e que as pessoas orem por mim, e umas pelas outras.

    Lindo post.
    Um grande abraço viu ?

    http://gagopoetico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário.

Vou tentar responder todos os comentários aqui mesmo.

Caso queira acompanhar a resposta, escolha a caixinha para ser notificado no e-mail.