03 abril 2013

Impressões.

Nessas andanças pela blogosfera encontramos em blogs amigos palavras que nos fazem pensar e refletir sobre nossa vida, nossos dias, nossos anseios. Não sei se acontece com você também. Mas acontece comigo.

Algumas vezes o tempo de ficar em frente ao computador para ler e reler aquele post que me faz pensar é escasso. Daí, imprimo o post e guardo a folha impressa na bolsa, para ler quando tiver com mais tempo. E isso geralmente acontece quando estou dentro do ônibus indo ou voltando pra casa, esperando no consultório odontológico ou médico, na biblioteca quando um professor atrasa ou se ausenta naquele dia... 

Sempre sigo as orientações de "imprimir somente o necessário" para não prejudicar o meio ambiente. Mas algumas postagens acho muito necessário que sejam impressas para que eu possa degustá-las depois. 

Outras vezes copio frases do post em meu caderno de anotações sobre o blog Filha de José.



Um post que imprimi esses dias e degustei bastante foi este.

Jussara Neves do blog Minas de mim, publica "Conselho ao poeta iniciante". Claro que esse poeta não sou eu. Mas seus conselhos serviram pra mim.

Sublinhei em minha folha impressa e escrevi no meu caderninho algumas frases. Venho partilhar com vocês também. :) 

"... a vida interior profunda torna também mais difícil encarar a superficialidade da vida comum com que a maioria das pessoas se entretém."

#verdade! Algumas vezes já escutei de pessoas, ora como crítica ora como 'elogio' sobre esse meu jeito de interiorizar o que vejo, o que faço. De levar a sério muitas coisas que a maioria das pessoas não levam. Enquanto a sociedade, em sua maioria, gosta do que é superficial, do que é líquido e passageiro, poucas pessoas buscam a essência. 

---- 

"Embora a historia da literatura aponte poetas e poemas engajados, em essência a poesia não deve servir para nada, a não ser para salvar o poeta da própria existência e embelezar a de quem lê."

#verdade2! Encontrei muita beleza nas palavras de Jussara quando diz que a poesia serve para salvar o poeta da própria existência e embelezar a existência de quem lê... 


Bom... eu quis partilhar essas minhas impressões com vocês.

Bjo

AnaVi



21 comentários:

  1. "... a vida interior profunda torna também mais difícil encarar a superficialidade da vida comum com que a maioria das pessoas se entretém." Muito interessante essa frase e suas reflexões nesse post. Adorei e me identifico Ana Virgínia. Vou lá mais de perto o post. Obrigada por compartilhar e um beijo carinhoso!

    ResponderExcluir
  2. Lindas tuas impressões partilhadas!! beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana! Eu também tenho o costume de imprimir o que mais gosto e as artes interessantes que vejo...muito legal!
    E gosto muito da Jussara, lindo Blog e a frase é perfeita...que bom que vc nos mostrou para prestarmos mais atenção!
    Adorei!
    Bjs e um ótimo dia!

    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  4. Boa reflexão!
    E vc é super organizada, ainda quero ser assiM!
    bjoo

    ResponderExcluir
  5. Gostei de saber um pouquinho de seu jeitinho, de detalhes e particularidades de suas leituras e criações.
    Eu sou um móbile solto num furacão, escrevo direto no blog e posto, escrevo e guardo e mexo e remexo e depois posto, faço anotações em papeis de guardanapo a verso de notas fiscais, faço anotações no celular, de tudo um pouco....rsrs
    Beijos estalados!

    ResponderExcluir
  6. Adoro o blog da Jussara também. Aprendo tanta coisa por lá. E sou igual a você, quando leio algo que me toca eu salvo e fico lendo depois. As vezes a gente ler algo que toca tanto a gente, né? E essas frases lá do blog da Jussara são lindas mesmo.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  7. Olá Ana.
    Achei muito boa essa ideia de imprimir. Eu regra geral ponho nos favoritos para ler com mais atenção. Gostei do post que recomenda sobre os iniciantes a poesia.
    Beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
  8. Gostei da idéia de imprimir para ler depois, vou fazer isso quando não tiver tempo de ler todos (:
    Ótimas observações, a sua primeira verdade foi bem minha cara, penso da mesma forma.
    bjs

    Coruja Essência

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana!
    Que bom que vc não aguarda as coisa boas só pra vc. E nos presentei com boas postagem!

    Adorei a sua visita!
    Obrigada querida pelo carinho!

    Beijos! :)

    ResponderExcluir
  10. As melhores frases ficam na alma, não é? Lindo blog Srta, estarei por aqui! abraços e muita paz!

    ResponderExcluir
  11. AnaVi, eu também faço igual a você. Leio, mastigo bem devagar, engulo e a digestão da leitura é feita no meu cérebro. Por aí eu consigo ver quem escreve o que sente e quem escreve bonito por vaidade pessoal. Claro que guardo essa opinião para mim, pois posso também me enganar, né? Mas pego o texto e fico ruminando.
    Um exemplo simples e engraçado é o que ocorria com meu amigo (frade franciscano) Frei Epifânio, já falecido.
    A gente conversava muito e trocava grandes idéias e muitas coisas que eu dizia ele me respondia:
    "Seja sábio, faça..." e dava o seu conselho. Eu sempre escutava e dabatia comigo mesmo até que um dia resolvi repensar o texto inteiro. Ele sempre começava dizendo: "Seja sábio...". Se eu revirar isso, ele estava me dizendo: "Não seja burro...". Contei isso para ele e quase matei o frei velhinho de tanto que riu. Mas que era verdade, isso era!
    Sou seu fã
    Beijos
    Manoel

    ResponderExcluir
  12. SÃO IMPRESSÕES QUE NOS FAZEM REFLETIR MESMO SOBRE ESSENCIA E OBJETIVOS DE VIDA. eU VIVO PENSANDO NESSES DETALHES DE MODO QUASE OBSSESSIVO, MAS AINDA ACHO MAIS INTERESSANTE TERMOS PENSAMENTOS E IDEIAS FIXAS QUE NOS CONSOMEM DO QUE SIMPLESMENTE VIVER NA SUPERFICIALIDADE.
    UM GRANDE ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  13. Acho super válido isso que vc faz...por vezes tb faço e releio...é muito gostoso!

    beijos

    ResponderExcluir
  14. Gostei das frases.
    Essa ultima é boa.. fiquei pensando se era verdade.
    Beijos, Aline
    24 dias de primavera

    ResponderExcluir
  15. As vezes imprimo frases que chama muito minha atenção, muito bom o seu texto!
    Beijos, cantiinhodabia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Interessante seu jeito de ler mas hoje, na verdade, não existe mais necessidade de fazer isso, podemos usar o próprio celular, Ipod, Iped e outros apetrechos de acesso a internet que nos acompanha no dia a dia.

    Obrigado pela visita e comentário.

    ResponderExcluir
  17. Ana Vi. alguns blogs quanto visitamos tem frases que nos fazem refletir :) adorei as frases que colocou aqui :) beeijinhos

    ResponderExcluir
  18. Também gosto de imprimir, colocar na bolsa e ler quando disponho de tempo. Ler, meditar, sublinhar, fazer anotações das minhas impressões, anotá-las na agenda. Parabéns pelo texto!

    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Muito fofo seu blog! Lindo esse Layout
    Seguindo aki e fan page tbm! Me segue?

    Blog: http://penteadeiracorderosa.blogspot.com.br/
    Fan Page: http://www.facebook.com/penteadeiracorderosaregiane

    Bjinhos'

    ResponderExcluir
  20. Muito bom. obrigada por compartilhar.
    e sobre a superficialidade da vida, para alguns. penso que a ignorância é uma bênção... quando me sinto desesperançosa.

    bjs

    ResponderExcluir
  21. Ana Vi.,
    obrigada! Fiquei emocionada com seu post e com os comentários que encontrei aqui. Sempre penso que é mesmo verdade o que o Rubem Alves diz sobre escrevermos para encontrar conspiradores - gente que respire o mesmo ar. Não é mesmo assim? Suas "impressões" me dizem que sim!
    Hoje já não imprimo tanto como fazia quando comecei a usar a internet, mas sou como você, pois ainda imprimo os textos que preciso ler com calma, pois tenho certa difuldade de me concentrar diante da tela do computador.
    Fiquei muito feliz por esse retorno, viu? Bom demais saber que as verdades que partilhamos se encaixam em outros corações.
    Ótima semana pra vc!
    ;)

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário.

Vou tentar responder todos os comentários aqui mesmo.

Caso queira acompanhar a resposta, escolha a caixinha para ser notificado no e-mail.