28 junho 2020

Tenho visto coisas bonitas

Temos acompanhado minha mãe ao hospital toda quarta-feira, para que ela faça o procedimento paracentese (retirada de água da barriga).

Conhecemos 9 pacientes que vão lá, às quartas, para fazer esse procedimento. Minha mãe é a única mulher.

Soubemos que nem todas as pessoas que fazem a paracentese estão na fila do transplante. Para entrar na fila do transplante o paciente tem que obedecer uma série de recomendações e, se por acaso não consegue obedecer, não entra na fila. Um exemplo é a bebida alcoólica. No caso do transplante de fígado, o paciente não pode pensar em tomar nada que tenha álcool.

São homens com idades variadas que encontramos às quartas-feiras e não sei o motivo da doença deles. Tem gente nova, mais ou menos da minha idade, trinta e poucos anos. E senhores com mais de oitenta anos.

E foi com um desses senhores que observei uma cena de extrema beleza. Quem o acompanha é um neto, de dezoito anos mais ou menos. O menino tem um carinho pelo seu avô que os que estão à volta ficam admirados. Igual eu fiquei. Fica perto, abraça, fala perto do ouvido com carinho para o avô escutar, arruma a máscara, ajuda-o a passar álcool em gel nas mãos. Oferece água e frutas (porque ficamos uma manhã inteira no hospital). Ajuda o avô a caminhar com bengala ou sem ela. É um cuidado ao idoso que precisamos cultivar.

Bonito também é ouvir o neto valorizar o passado do seu avô. Falando e motivando-o a falar da profissão que exerceu durante grande parte de sua vida. Foi porteiro. E fala sobre isso com uma alegria e saudade de trabalhar.

Gente, eu até levo livros para ler enquanto aguardo, a manhã inteira, minha mãe no hospital. Mas as histórias e as vidas que estão ali são também muito interessantes. O livro eu posso ler depois. Agora, aprender com a história e a vida daquelas pessoas tem sido um presente.

Em épocas em que não valorizamos o idoso e seu poder de nos ensinar com sua experiência e história, encontrar uma cena e uma realidade assim é raridade.

Isso é uma coisa bonita.

Até a próxima história.




11 comentários:

  1. Que bonito haver um neto assim, ele e o avô, os dois muito especiais
    um beijinho e uma boa semana
    Gábi

    ResponderExcluir
  2. Oi, AnaVi. Uma comovente história.
    Amei ler seu texto, me trouxe reflexão.
    O meu único desejo nesse momento é que tudo fique bem. Só queria que as pessoas tivessem saúde para suportar esse momento que tem sido tão difícil para muitos, para todos.
    Um abraço.
    ~Cartas da Gleize. 💌

    ResponderExcluir
  3. que bom ler isto pois hoje em dia nao bem assim é cada um para si obrigada desejo tudo de bom para sua mae muita saude bjs

    ResponderExcluir
  4. Que bom poder ver e vivenciar momentos lindos assim, mesmo nesses locais que são de espera e tanto sofrimento... Valem muito e regozijam...beijos, linda semana,chica

    ResponderExcluir
  5. Bom dia:- Existem Estórias de vida, umas observadas, outras ouvidas, que nos marcam e deixam a pensar. E pensando, se chega mais além nos nossos próprios procedimentos...
    .
    Bom inicio de semana
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde de paz, querida amiga Filha de José!
    Que bom ainda temos pessoas que se preocupem com os idosos pois muitos pensam que já eram...
    Aplauso para você com o cuidado com sua mãezinha.
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fratern de paz e bem

    ResponderExcluir
  7. Que história bonita e encantadora que contas desse neto e desse avô,muito bonitos todos esses gestos de bondade!! Que tudo corra bem com a tua mãe e,sim,fazem bem em não consumir bebidas alcoólicas!! Tudo de bom e feliz mês de Julho para todos vocês com imensa paz e saúde!! Muitos beijinhos!!

    ResponderExcluir
  8. A educação vem do berço. Esse neto foi criado com muito carinho e educação (regras). Nos dias de hoje já é raro. Muito bom ler o seu texto. Tudo de bom para a sua Mãe!
    **
    Quero de volta o meu silêncio...

    Beijo e uma excelente Semana...

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde AnaVi.
    Tudo que falou é sobre vidas, histórias, e tudo isso é precioso e tem muito valor.
    Encontrar doçura nas pessoas, nos gestos, até nas diferenças de idade é uma raridade, e por isso acredito que a pandemia atual é um recado sobre a valorização da vida...
    É lindo de se ver o amor, de ouvir pessoas e suas histórias, você está certíssima em deixar a leitura depois, vidas são mais importantes, com certeza!
    Como pode "o amar e o cuidar" ter virado raridade?
    Infelizmente virou raridade, e parece que o vírus trouxe o melhor da vida, esse olhar para dentro, para os seres humanos e suas vidas, suas histórias... Precisamos despertar e valorizar o que realmente tem valor, a vida!
    "Linda postagem", que Deus abençoe você e sua mãezinha, cada família que passa pelo tratamento...
    E mesmo diante de dias difíceis, podemos aprender a ver o melhor da vida...
    Beijos no coração,
    Ju

    ResponderExcluir
  10. Olá Ana! Que bela surpresa me deparar com seu blog. Quanta singeleza na sua escrita e que benção de olhar que sabe se voltar para as coisas bonitas vc tem! Me tocou! E acho que vou ficar por aqui e te seguir... Tbém percebi algumas afinidades... tbém sou leonina, tbém sou formada em pedagogia, tbém gosto de escrever (ler então é minha paixão) e tbém sou apaixonada pela vida e moro pertinho de JF! E estes dias senti tanta vontade de voltar a ter um blog... e hoje estou aqui! Estou (re-)começando, e te faço um convite a conhecê-lo: https://eufacoasminhasescolhas.blogspot.com grande bjo pra vc e sua mãe!

    ResponderExcluir
  11. É muito bonito, sim. Histórias de vida que não devemos perder.
    E é bonito de ver um neto acarinhando e valorizando o seu avô, talvez uma pequena raridade nos tempos que correm.

    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário.

Vou tentar responder todos os comentários aqui mesmo.

Caso queira acompanhar a resposta, escolha a caixinha para ser notificado no e-mail.