03 abril 2020

Saudade


Eu copiei esta imagem do blog Saudade Sabor Amar

Copiei a imagem porque a definição de saudade que ela apresenta faz sentido pra mim. 

"Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença."

Quem me acompanha por aqui sabe que eu já falei muito sobre a saudade, sobre a dificuldade de lidar com a ausência do meu pai, e também de outras pessoas amadas que partiram. 

9 anos após o falecimento do meu pai eu experimento a saudade de uma forma mais branda. 
E uma das coisas que me trazem sua lembrança e uma saudade gostosa é a comida. 
A comida que ele mais gostava. 
A comida que ele fazia. 


Angu, feijão, couve, taioba, jiló. Sempre tinha isso no almoço na nossa casa. E quando fazemos essa comida ou quando encontro este cardápio num restaurante eu como. Isso me faz lembrar da presença amiga e protetora do José. Me faz até lembrar do cheiro dele. 

A saudade é assim.

Nós vamos encontrando significado pra ela, com o passar do tempo. 



5 comentários:

  1. Linda definição de saudade e compartilho dessa saudade em forma de colidas que meu pai gostava e providenciava... Lindo post e o tempo passa, ela dica mais leve, mas sempre presente! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Bom dia:- E quem de nós nunca teve saudade de algo ou de alguém?
    .
    Fraternas saudações

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Adorei :))

    Beijos. Bom fim de semana.
    ( Vai ficar tudo bem.)

    ResponderExcluir
  4. Hoje fiz peixe no forno com batatas para o almoço e estava a comentar com as minhas filhas que era uma comida que a minha avó fazia quando cozia pão no forno de lenha, aproveitava o calor do forno e assava peixe com batatas que tinha um sabor que ainda hoje me recordo e sei que nunca mais vou comer igual mas sempre que faço esta comida lembro-me dela.

    ResponderExcluir
  5. Há saudades que nos doem tanto! Temos de procurar saber mitigá-las!

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário.

Vou tentar responder todos os comentários aqui mesmo.

Caso queira acompanhar a resposta, escolha a caixinha para ser notificado no e-mail.