12 abril 2017

Homens que você precisa conhecer - 1


Da série: Homens que você precisa conhecer


Kimani Maruge



O imperdível filme inglês  "The First Grader", apresentado no Netflix como  "O aluno" e no cinema nacional como "Uma lição de vida", apresenta a história de um queniano que, aos 84 anos, vai para a escola pela primeira vez, após o governo de seu país tornar o ensino básico livre e gratuito para todas as pessoas.




Um filme motivacional. Várias são as lições encontradas no desenrolar do longa.
Persistência, Perseverança, Esperança. 


Além de sua vontade de aprender a ler e escrever, Maruge também luta pela liberdade de seu povo. Enfatiza durante várias vezes que o estudo e a educação é um dos caminhos para alcançar a liberdade.



A gente só para de aprender quando morre.



Mais do que uma história de coragem e superação Maruge nos mostra a história de um passado triste em seu país. Este homem participou da "revolta Mau Mau", na década de 1950, contra as forças de colonização britânica.

Cenas fortes apresentam marcas no corpo e na memória de Maruge durante sua luta por liberdade.

Fatos que considero importante observar neste filme é a reação da sociedade quando um homem de mais de 80 anos procura a escola; a relação dos alunos com Maruge; a sensibilidade da professora que não desiste de acreditar na boa intenção e força de vontade daquele idoso.


Maruge morreu aos 90 anos e entrou para o livro dos records (Guinness) como o aluno mais velho do mundo.



6 comentários:

  1. Filho de alguém que finalmente teve a oportunidade de ir para a Universidade aos setenta e tal não me surpreende.
    A vida é para ser vivida intensamente.
    Votos de uma Santa Páscoa

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante! Com certeza vou procurar... abraço!

    ResponderExcluir
  3. AAAAAAAAAi que indicacao mais perfeita! Ja vou buscar para ver essa trajetoria incrivel! Super inspirador! Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, amei a dica! Sou assinante Netflix e sempre estou em busca de boas histórias. Gosto especialmente de filme biográficos que contam histórias inspiradoras como extra, que mostra que idade não é empecilho quando é superada pela força de vontade e por um objetivo maior! Abraços!

    ResponderExcluir
  5. escuta muito se dizer que os mais velhos são mais sábios porem me surpreendo quando vejo um idoso mesmo com a sabedoria adquirida ao longo da vida. mas mesmo assim tem a humildade de querer saber mais

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário.

Vou tentar responder todos os comentários aqui mesmo.

Caso queira acompanhar a resposta, escolha a caixinha para ser notificado no e-mail.