No início do mês de janeiro, um dos meus objetivos era voltar com os desafios do blog Fotos de Quinta.
Por causa da falta de tempo, decidi que os desafios seriam mensais.
O tema escolhido para o mês de janeiro foi Bandeiras.
E estou aqui para falar delas.
O tema foi escolhido ao acaso. Até recebi uns comentários lá dizendo que era um tema ruim de se conseguir uma foto. Como o tema já estava publicado e várias pessoas já tinham postado, resolvi não trocar o tema. E não me arrependi.
Foi muito gostoso ver cada bandeira das participantes. Cada uma com seu significado. Bandeiras da pátria hasteadas em diversos locais. Bandeiras de times com seus torcedores.
A Wikipédia diz que a bandeira é definida como um símbolo representativo de um estado soberano, ou país, estado, município, província, bairro, organização, (...), que é levantada por todos aqueles que interagem entre si por Lei ou tradição.
Quem levanta a bandeira do Vasco da Gama aí??? (rsrsrs)
Quando uma organização, município, região ou país ergue sua bandeira a meia-haste, é sinal de luto naquele local. Vimos isso acontecer em nosso país no dia 27 de janeiro, quando ficamos em luto pelas vítimas de Santa Maria.
Falando sobre bandeiras, fui pesquisar sobre a bandeira do meu estado: Minas Gerais.
A bandeira é formada por um retângulo com 20 módulos de comprimento por 14 módulos de altura (tal como a bandeira do Brasil), contendo, ao centro, um triângulo equilátero em vermelho com 8 módulos de cada lado; além disso, possui no lado superior esquerdo a palavra "LIBERTAS", no lado superior direito as palavras "QUÆ SERA" e na base a palavra "TAMEN", escritas em tipo romano e com letras de 2/3 de módulo em altura, estando separadas do triângulo por 1/3 do módulo. Assim, formando no conjunto a frase "Libertas quæ sera tamen", que é a divisa da Inconfidência Mineira. Esta frase muitas vezes é traduzida como "Liberdade ainda que tardia".
De acordo com Tiradentes, o triângulo central simbolizava a Santíssima
Trindade, e, segundo muitos, os ideais pregados pela Revolução Francesa:
Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
E aqui está uma moça mineira.
Que ama viver entre as montanhas.
Possuir os sotaques daqui.
Levantar (e vestir) a bandeira de seu estado.
Se quiser saber mais sobre a bandeira de seu município, estado ou país, visite o site ABS Bandeiras.
Bjos mineiros!