Festribal

Durante a viagem ao Pará, pude conhecer uma grande manifestação folclórica daquele estado.
É o Festribal (Festival das Tribos).
É uma festa bela, linda.



O Festribal resgata em forma de espetáculo a cultura indígena nativa da cidade. Uma das maiores manifestações culturais da Amazônia. O palco das apresentações é o Tribódromo, arena onde as tribos se apresentam.

As tribos são: Muirapinima e Munduruku


  • A Muirapinima se representa com as cores azul e vermelha
  • A Munduruku se representa com as cores amarelo e vermelha.


As figuras das apresentações.
Durante as apresentações as tribos apresentam as figuras da cultura indígena com suas respectivas características.

Índia Guerreira
Pajé





O Tribódromo.
Muito bem estruturado, com arquibancadas separadas para a torcida de cada tribo. Cada arquibancada também pintada com as cores das tribos.





A torcida.
Imaginem a torcida de Vascão x Flamengo no Maracanã. Então, assim é a torcida das tribos. Eles defendem, andam uniformizados...




O respeito.
De uma forma muito respeitosa o narrador/apresentador de uma tribo cumprimenta a tribo adversária, saúda todos os que estão presentes. Depois se volta para a torcida da sua tribo.
Enquanto se apresenta a tribo Munduruku, por exemplo, e sua torcida grita, vibra, motiva ... a tribo Muirapinima permanece sentada e observa a apresentação.
Achei esse respeito uma coisa linda. A torcida brasileira podia ter seguido esse exemplo durante o jogo do Chile, na última copa do mundo no Mineirão. =/







Quando chegamos em Juruti soubemos que poderíamos escolher para qual tribo iríamos escolher. Eu escolhi a Tribo Munduruku, e não sei dizer qual critério escolhi. Só sei que comprei camisa e acessórios com as cores desta tribo e entrei na torcida. Alegria foi o sentimento quando soube que essa tribo foi a ganhadora do Festribal 2014. =)

O som, a batida, a letra da música... tudo isso é tão gostoso que até hoje me pego cantando aquelas músicas que fizeram parte das apresentações da Tribo Munduruku em Juruti, em 2014. Índia guerreira, índia guerreira... (é uma delas).


Tive oportunidade de assistir a apresentação das tribos mirins.
Se desejar assistir dois pequenos vídeos que fiz desta apresentação, clique aqui, e aqui.


Vídeo sobre a história das tribos Munduruku e Muirapinima

<< >>